Personal dá dicas para vida saudável na quarentena; confira entrevista

Personal dá dicas para vida saudável na quarentena; confira entrevista

Sabemos que cuidar do peso não é apenas uma questão estética e, nesse período de isolamento, algumas atividades deixaram de ser feitas, com a maioria da academias fechadas, para evitar a contaminação pelo coronavírus.

Foto: Arquivo pessoal

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, a obesidade atinge cerca de 7,9% das pessoas no Brasil e está relacionada à várias complicações que, se não tratadas, podem resultar em consequências graves. A falta de atividade física contribui para o desenvolvimento de doenças perigosas que, inclusive, aumentam o risco de morte por Covid-19.

Para você ficar por dentro do assunto, trouxemos uma entrevista exclusiva com o Professor de Educação Física e Personal Alef Silva, especializado em práticas educativas na educação física. Nesse bate papo, conversamos sobre a Educação Física no espaço escolar, a importância de movimentar o corpo e sobre algumas dicas práticas de como afastar o sedentarismo de vez, mesmo estando em quarentena.

Foto: Arquivo pessoal

Alef, qual é o objetivo da Educação Física hoje em dia?

O objetivo da educação física, no âmbito escolar, é proporcionar vivências desportivas e adequação do corpo. A prática de atividade física cria noção corporal, principalmente em crianças do ensino infantil, nas quais a coordenação motora, a noção de espaço e a lateralidade ainda estão sendo construídas. Além disso, a prática também preveni a obesidade infantil e de adolescentes, ajuda e estimula o desenvolvimento cognitivo e contribui na redução de evasão escolar, já que é uma matéria prazerosa do currículo escolar para a maioria dos alunos e, por conta dos torneios escolares, muitos não desistem da escola.
Fora das escolas, as atividades físicas praticadas por adultos geralmente são realizadas em academias ou ao ar livre, como as caminhadas e corridas. Nestes casos, a atividade ajuda o praticante no combate ao sedentarismo, obesidade, doenças cardíacas e respiratória, ajuda a ter um sono melhor, reduz o estresse e melhora a auto estima e disposição pra fazer outros deveres do dia a dia. Lembrando que, nos casos de atividades em que sejam necessárias a utilização de peso, o acompanhamento de um profissional de educação física é indispensável.

Nesse período de isolamento, em que não ocorrem atividades presenciais, qual seria a sua sugestão para que os alunos não fiquem parados?

É um tempo em que estamos juntos com a família, então é uma boa oportunidade para os pais ensinarem a seus filhos as brincadeira que praticavam quando eram crianças, como por exemplo a amarelinha e as cantigas de roda. Isso ajuda a estimular a criança e, ainda, a fazer um resgate cultural. Embora tenhamos a tecnologia, que também nos ajuda bastante, é importante fazer esse resgate e devemos fazer um bom uso disso.

Você acha que a Educação Física mudou nos últimos anos?

Sim mudou, conforme os tempos vão passando, há uma necessidade de mudar. Mas isso não quer dizer que devemos deixar os modos antigos de praticar atividades e sim aprimorá-los. Muitos estudos e pesquisas são desenvolvidos no intuito de ajudar a melhorar tanto no aprendizado do alunos, quanto na flexibilização do professor.

Qual a importância da reeducação alimentar aliada à prática de exercícios físicos?

Devemos sempre evitar os excessos de comidas industrializadas, enlatadas e embutidos em geral na vida de uma criança. Isso pode salvá-la da desnutrição e de outros fatores de má formação corporal, pois quando temos uma alimentação saudável, temos um maior aproveitamento dos nutrientes fundamentais para o desenvolvimento do corpo e, junto à prática de atividades, é certeza de crescimento e desenvolvimento corporal saudável.
Já para a reeducação alimentar, é indispensável o acompanhamento de um profissional nutricional. Se você é praticamente de atividades físicas e deseja fazer dieta, procure orientação, não faça por conta própria. Mais uma vez repito, nestes casos, procure a ajuda de um profissional, nutricionista ou um nutrólogo.

Sobre alimentação, o que deve-se comer antes e depois da realização de atividades físicas?

Nada de enlatados, embutidos, etc. Opte por algo natural, fruta, iogurte, de preferência algo nutritivo. Sempre oriento aos pais que alimentem seus filhos pela manhã, principalmente nos dias da aula de educação física, pois a aula pode ser no primeiro horário e não é recomendado que as crianças participem sem terem comido nada.

O sedentarismo atinge um grande número de pessoas, qual o primeiro passo que uma pessoa que não costuma se exercitar deve tomar?

Caminhadas ao ar livre e corrida leves para o corpo passar pelo períodos de adaptação. Exercícios que trabalham mais o corpo sempre devem ser feitos com orientação de um professor, a fim de evitar lesões e serem saudáveis.

Praticar natação ou caminhada surte o mesmo efeito no corpo para as pessoas que não gostam de musculação?

A caminhada, a natação e outros exercícios que utilizam o peso do seu próprio corpo, são práticas recomendadas para perda de peso. Se a pessoa deseja apenas perder peso ou manter o peso, esses exercícios são recomendados. Já para fortalecimento muscular e ganho de massa, a musculação é mais indicada.

Foto: Arquivo pessoal

O uso de suplementação é indicado em quais casos? Quais são os riscos de usar suplementos conta própria?

A prescrição de suplementação deve ser feita por um profissional da área nutricional. O nutricionista fará uma análise do que seu corpo precisa, tanto para ganho de massa magra, quanto para perda de tecido adiposo. Sem orientação adequada você poderá ter efeito contrário ou simplesmente eliminar todo o produto pela urina, pagando caro por um produto que não fará efeito nenhum.

Para perda de peso saudável, quais seriam os exercícios físicos mais recomendados?

Exercícios aeróbicos, como corrida, dança, bicicleta, e práticas esportivas, como handebol, futsal, futebol. Dê preferência às atividades que utilizam apenas o peso do próprio corpo.

Da Redação / Conectado News 

Conectado News

Um comentário em “Personal dá dicas para vida saudável na quarentena; confira entrevista

  1. Que reportagem maravilhosa, amei gosto de assuntos que colocam a gente pra cima e nos animam pra nunca desistir e sempre se movimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *