Opinião: As máquinas vão tomar nossos empregos?

Opinião: As máquinas vão tomar nossos empregos?

A resposta é: Sim!

É muito comum as pessoas terem medo da tecnologia. Primeiro porque o novo assusta e, segundo, porque pode representar uma ameaça à estabilidade profissional de alguns, quando vista de certos ângulos. Muitos profissionais têm vivido tempos angustiantes por pensarem constantemente na possibilidade de ficarem para trás em decorrência da evolução das máquinas.

Foto: Divulgação

No entanto, se você parar para pensar, verá que na revolução industrial a manufatura perdeu seu espaço para as grandes indústrias, que podiam fabricar produtos de maneira escalável e mais rápido. Porém, isso não significou que a população perdeu seu emprego, elas se adaptaram e passaram a trabalhar nas fábricas exercendo outras funções, que antes não existiam. É o que vai acontecer futuramente, muitos empregos serão extintos e, em seus lugares, novos surgirão.

É preciso olhar para a tecnologia não como uma impostora, mas sim como agente de transformação. Imagine a seguinte hipótese: você é cozinheiro de um restaurante e ama cozinhar, mas por outro lado você odeia descascar verduras. Se você tivesse o auxílio de uma tecnologia para fazer esse trabalho de tirar as cascas das verduras, entregá-las cortadas e limpas, não seria mais satisfatório para você? Vendo por outro lado, com a máquina realizando esse trabalho, você teria mais tempo para se dedicar ao que realmente gosta e, consequentemente, teria uma melhor qualidade na sua produção.

Foto: Divulgação

Estes são alguns dos benefícios que se podem adquirir com o avanço tecnológico. Então chega de pensamentos negativos quando o assunto for tecnologia. Se o seu medo é perder seu espaço, mantenha-se atualizado e reciclado, que dificilmente perderá sua colocação, pelo contrário, você se manterá em constante crescimento.

Eduardo Correia – Foto: Arquivo Pessoal

Autor: Eduardo Correia 

Conectado News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *