Comitê Olímpico reabre Centro de Treinamento Time Brasil
Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Allan do Carmo (maratona aquática), Ygor Coelho (badminton), Ágatha e Duda (vôlei de praia) e Giulia Penalber (wrestling) passaram pelas instalações nesta segunda
Na semana em que seriam realizados os Jogos Olímpicos de Tóquio, os atletas brasileiros receberam uma boa notícia. Nesta segunda-feira, dia 20, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) reabriu o Centro de Treinamento Time Brasil, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, e iniciou a retomada gradual dos treinamentos no local. Seguindo protocolos do Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário da COVID-19, lançado em junho pela entidade, no máximo 40 pessoas poderão entrar na instalação a cada dia.
Os primeiros a chegar ao CT do COB foram os maratonistas aquáticos Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo. “Estar de volta ao CT e ter toda essa estrutura adequada já traz um novo ânimo para voltar ao ritmo de treinamento. Está sendo gostosa essa volta. Estou me sentindo segura com todos os protocolos e agora é retomar aos poucos, com calma, que as coisas vão começar a acontecer”, afirmou Ana Marcela Cunha, que durante o isolamento utilizou um equipamento cedido pelo COB em sua casa para simular em seco as braçadas.
O grupo inicial a utilizar o CT Time Brasil é formado por atletas que residem no Rio de Janeiro e já garantiram vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio ou estão próximos da classificação olímpica e não integram a Missão Europa. Novas permissões serão concedidas gradualmente, de acordo com as cinco fases estabelecidas pelo protocolo do COB.
“Estou há um mês treinando em casa, mas não é a mesma coisa que vir para o CT. Estava na Dinamarca, tinha alguns pesos no clube, mas nada comparado à estrutura daqui. Estou emocionado em poder voltar e ter tudo à disposição. Depois de tanto tempo parado, é um sentimento de alegria e motivação”, celebrou Ygor Coelho, medalhista de ouro no Pan de Lima, em 2019.
Além dos dois maratonistas aquáticos e de Ygor Coelho, passaram pelo CT nesta segunda a dupla de vôlei de praia Ágatha e Duda, a saltadora Ingrid Oliveira e a atleta de wrestling Giulia Penalber, entre outros. Ao longo da semana, a projeção é que competidores de outros quatro esportes reiniciem treinos no espaço administrado pelo COB desde 2008 e que estava fechado há cerca de quatro meses em função da pandemia do novo coronavírus.
Depois de todos os testes e simulações previstos na primeira fase do protocolo, a reabertura do CT é o segundo passo dentro deste retorno. “A implementação foi colocada em prática com toda a rigidez em relação à triagem, higienização de equipamentos, distanciamento social e turnos de ocupação das salas. Todas as normas estabelecidas estão sendo observadas e a gente segue aprimorando esses controles para oferecermos as melhores condições de segurança para os nossos atletas”, afirmou o Diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara, informando que todos os atletas programados para utilizar o CT nesta semana passarão por avaliações para identificar em qual estágio físico estão. Desta forma, será definida a programação de treinos daqui para frente.
Neste primeiro momento, estão em funcionamento as piscinas olímpica e de saltos do Parque Aquático Maria Lenk, além da Sala de Força e Condicionamento e o Laboratório Olímpico. O Centro de Treinamento de Ginástica Artística permanece fechado, pois a higienização dos equipamentos levará mais tempo. Enquanto isso, os atletas da seleção da modalidade treinarão em Sangalhos (Portugal), integrando a Missão Europa.
Missão Europa
Além da reabertura do CT Time Brasil, o COB colocou em prática a Missão Europa, que pretende proporcionar a retomada dos treinos para cerca de 200 atletas até o fim do ano. Neste momento, estão em Portugal atletas de judô, natação, nado artístico, boxe, ginástica artística e ginástica rítmica.
Fonte: Comitê Olímpico do Brasil