Federação Internacional de Canoagem atualiza lista de eventos afetados pela pandemia do COVID-19

Federação Internacional de Canoagem atualiza lista de eventos afetados pela pandemia do COVID-19

Todos os eventos programados até o mês de setembro estão cancelados ou adiados. No dia 30 de maio a entidade fará uma nova discussão para avaliar novas alterações no calendário

A Federação Internacional de Canoagem (ICF em inglês) atualizou a lista de cancelamentos e adiamentos de eventos neste ano por conta da pandemia do COVID-19. O conselho da entidade confirmou que todos os seus campeonatos internacionais programados antes de setembro de 2020 serão cancelados ou adiados. O comunicado segue as orientações das entidades sanitárias internacionais para evitar viagens e aglomeração de pessoas.

No entanto, a ICF decidiu deixar em aberto a possibilidade de sediar alguma competição internacional antes do final de 2020, se as condições permitirem. As mudanças estão sendo analisadas e no dia 30 de maio será feito uma nova discussão sobre novas alterações no calendário em função das incertezas em torno do coronavírus.

O conselho enfatizou que quaisquer decisões sobre possíveis eventos dependerão das regras e restrições em vigor no país anfitrião e também de três critérios importantes que serão atendidos pelos atletas: as Federações Nacionais precisarão ter condições de participar dos eventos, todos os atletas devem ter oportunidades de treinamento suficientes antes da competição e o custo das viagens internacionais deve ser acessível aos participantes.

Foi realizado uma pesquisa com mais de 1000 atletas que demonstrou, com ampla maioria, o desejo de disputar alguma forma de competição, se possível. No entanto, a saúde e a segurança de todos os participantes seguem como a prioridade número um.

Atualização dos eventos cancelados

A Federação Internacional de Canoagem adiou até setembro o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Júnior e Sub-23 e também o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade não-olímpico, originalmente estabelecidos para o início de julho em Ljubljana na Eslovênia e Szeged na Hungria, respetivamente.

As Copas do Mundo de Canoagem Slalom, previstas para Pau, na França, e Praga, na República Tcheca, foram remarcadas provisoriamente. Praga foi adiada para outubro, enquanto Pau decidirá entre datas em outubro ou novembro. Uma revisão da situação dessas competições será realizada no final de maio.

A última Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom e os Campeonatos Mundiais não-olímpicos da modalidade previstos para Markkleeberg, na Alemanha, em setembro, devem se tornar a 3ª Etapa da Copa do mundo e poderão ser realizados em outubro.

Os Mundiais de Canoagem Oceânica em Portugal vão ter uma nova avaliação em 30 de maio e a última etapa da Copa do Mundo da Canoagem Descida será discutido em 30 de junho, enquanto o Campeonato Mundial de Caiaque Polo foi adiado para abril do próximo ano.

Fonte: Confederação Brasileira de Canoagem

Conectado News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *