Iguaí: Casos de Dengue preocupam a população

Iguaí: Casos de Dengue preocupam a população

Apesar dos trabalhos dos agentes de endemias na prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças, o numero de casos de dengue em Iguaí vem aumentando nos últimos dias.

A incidência de Dengue na cidade, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde de Iguaí, já contabiliza 133 casos confirmados, registrados nas unidades básicas e hospitalares.

Foto: Divulgação

Mesmo com o baixo índice de proliferação do mosquito, devido às várias investidas da equipe em trabalhos de limpeza e aplicação de inseticidas para a eliminação dos focos, existem pontos na cidade que não estão ao alcance dos agentes. O secretário de saúde, José Anailton, pede a população que adote as medidas de prevenção necessárias, pois este surto apenas reflete o relaxamento da comunidade.

Foto: Decom/PMI

Por tanto, é necessário que a população faça a sua parte. Caso perceba alguma irregularidade nos quintais vizinhos, é recomendado que se faça uma denúncia ao setor de vigilância epidemiológica do Município, para que o foco do mosquito possa ser eliminado.

Dentro das casas e apartamentos, é de extrema importância adotar alguns cuidados como: tampar tonéis e caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo, manter lixeiras bem tampadas, deixar ralos limpos e com aplicação de tela, limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia, limpar com escova ou bucha os potes de água dos animais, retirar água acumulada na área de serviço e atrás da máquina de lavar roupa.

Foto: Divulgação

Nas áreas externas das casas, sempre cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem, limpe ralos e canaletas externas, tenha atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água, deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água, verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa. Outro fator importante é não jogar lixo nos terrenos baldios, pois o acumulo de lixo irregular é propício para a multiplicação do mosquito.

Foto: Divulgação

Prevenção e Proteção

Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas. Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

Cuidados

Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.
Não tome qualquer medicamento por conta própria. Procure orientação nas Unidades Básicas de Saúde.

Da Redação / Conectado News 

Conectado News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *