Troféu Manoel Trajano Norte-Nordeste Caixa promete ser um dos mais fortes da história
Em sua 44ª edição, o torneio, disputado entre 31 de outubro e 1º de novembro, no Recife, terá a participação de destaques nacionais e de atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio
A 44ª edição do Troféu Manoel Trajano Norte-Nordeste Caixa Adulto de Atletismo, que será disputada nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, tem tudo para ser uma das melhores da história. Afinal, a competição, marcada para o Parque e Centro Esportivo Alberto Santos Dumont, no Recife (PE), reunirá alguns dos melhores atletas do país e de Pernambuco, que buscará a 16ª conquista consecutiva.
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu a inscrição de 260 atletas, de 15 Estados das regiões Norte e Nordeste. Além disso, participarão atletas convidados de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal.
Entre os inscritos, destaque para Eduardo de Deus (110m com barreiras), Alexsandro Melo (salto triplo e distância) e Rodrigo Nascimento (100m e 200m). Os dois primeiros estão classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que serão disputados em 2021, enquanto Rodrigo deve integrar o revezamento 4 x 100m na Olimpíada, já que foi titular da equipe campeã mundial de Yokohama, no Japão, e dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, ambas competições disputadas em 2019. Os três atletas da Associação Desportiva Pé de Asa representarão o Maranhão.
Outra atração será Keila Costa, representante brasileira nos Jogos de Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016. A atleta do salto em distância competirá por Pernambuco, pois defende a Associação Atletas com Futuro.
Pernambuco, aliás, que tenta manter sua longa hegemonia na competição, contará com 85 atletas, incluindo destaques nacionais como José Fernando Ferreira Santana, o Baloteli, campeão do decatlo no Troféu Brasil Caixa de Atletismo em 2019. Ele é atleta do Projeto Atletismo Campeão.
Muitos participantes estão ansiosos para competir, depois de tantos problemas causados pela pandemia global da Covid-19. O barreirista Eduardo de Deus é um exemplo. “Vai ser a minha primeira competição ao ar livre de 2020. Estou treinando e me sentindo superbem. Meu objetivo é entrar na pista e sair de lá feliz com o meu resultado”, disse o atleta, treinado por Katsuhico Nakaya, em São Paulo. “Agora é só pegar ritmo de competição.”
“Tenho certeza de que será um excelente evento, que exigirá vários protocolos de segurança por causa da pandemia. Já organizamos este ano Campeonatos Pernambucanos, também no Santos Dumont, com êxito”, comentou Daniel Ricardo Pereira, presidente da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA).
“A competição contará com a participação de 120 árbitros e mais 20 pessoas de apoio, além de ambulância, socorristas, seguro e protocolos sanitários”, lembrou Daniel Ricardo.
O Troféu Manoel Trajano Norte-Nordeste Caixa Adulto é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo e da Federação Pernambucana de Atletismo, com patrocínio da Caixa e apoio do governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Esporte.
Mais informações, clique aqui.
Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo