Brasileiros conquistam duas medalhas em etapa da Copa do Mundo de triatlo paralímpico em Portugal
Jéssica Messali ficou com o ouro na categoria para cadeirantes e Ronan Cordeiro levou a prata na classe PTS5
Os triatletas Jéssica Messali e Ronan Cordeiro faturaram ouro e prata, respectivamente, neste sábado, 10.10, na etapa de Portugal da Copa do Mundo de triatlo paralímpico. A prova ocorreu em Alhandra, Portugal, e foi a primeira competição internacional da modalidade com a participação de brasileiros após o congelamento do calendário em função da pandemia do Covid-19.
Na classe PTWC (para cadeirantes), Jéssica Messali faturou a medalha de ouro ao finalizar a prova em 1h06min28s. Completaram o pódio a italiana Rita Cuccuru (1h06min49s) e a francesa Mona Francis (1h09min19s).
“O mais desafiador foi a bicicleta porque estou com uma handbike improvisada. A nova que comprei com apoio do meu patrocinador está presa nos Estados Unidos, então tive que competir com uma que tem 15kg a mais. Na transição para a corrida, a francesa saiu junto comigo e eu geralmente esperava as gringas passarem, mas desta vez eu passei na frente dela”, contou Jéssica, que ficou paraplégica após um acidente de carro em 2013 e compete no triatlo desde 2017.
Já Ronan Cordeiro, que tem má-formação na mão esquerda e compete na classe PTS5, faturou a medalha de prata ao finalizar a prova em 57min40s. O primeiro colocado foi o espanhol Jairo Ruiz Lopez (57min05s). O francês Yannick Bourseaux completou o pódio (58min07s). Nesta mesma classe, Carlos Viana terminou em quinto lugar com o tempo de 1h00min40s.
A prova de triatlo, na distância sprint, consiste em 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. Há um mês os triatletas treinam em Portugal para esta etapa da Copa do Mundo.
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)