Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio 🎗️
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil está em oitavo lugar dentre os países com maior número de suicídio.
“Apesar do progresso, uma pessoa ainda morre a cada 40 segundos por suicídio”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Em 2020, com a pandemia da covid_19, essa prática aumentou. O isolamento social afetou a muitos com uma inesperada solidão. O declínio econômico provocou desemprego, falência de microempresas, restrição dos serviços informais. A pandemia causou também o distanciamento familiar, prejudicou a relação conjugal de alguns, resultando em separação, acometendo em violência doméstica e perdas constantes de vidas.
As consequências desses fatos fizeram com que o diagnóstico de doenças mentais expandisse, impulsionando muitos ao descontrole de ansiedade e um quadro de depressão, enfim, ao suicídio. Não se pode dizer que isso são dramas ou falta de fé. Essa doença é silenciosa! Observe o comportamento do outro, se possível, o ajude! E, se você está passando por esse processo, peça ajuda! Ligue! 188 – Centro de Valorização da Vida (CVV). Acesse : www.cvv.org.br, por chat e e-email.